Programa de Cirurgias Lábio Leporinas Gratuitas pelo Programa de Residência de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Instituto Meridional


 

Instituto Meridional realiza cirurgias de Lábio Leporino gratuitas

A Organização Mundial da Saúde aponta cerca de 300 mil casos de brasileiros com fissuras labiopalatais — uma a cada 650 crianças nascidas no Brasil

Uma ação de correção de lábio leporino em crianças que vivem em situação de risco social na Grande Vitória será realizada no próximo dia 17 de julho, gratuitamente, pelo Instituto Meridional. Aproximadamente 20 crianças já foram beneficiadas nesse ato, que mobiliza 13 profissionais desde 2011. Além do procedimento, as equipes oferecem palestras, acompanhamento humanizado e encontros com os pais das crianças para que eles entendam um pouco sobre a cirurgia.

De acordo com o responsável por cirurgias e traumatologia Buco-Maxilo-Faciais do Instituto Meridional, Carlos Timóteo, esse projeto teve início por conta do programa de residências da instituição. “Detectamos as dificuldades que os pacientes e seus familiares encontram devido à falta desse tipo de atendimento de forma sistemática aqui no Estado. Também pesou o fato de termos toda estrutura para acompanharmos essas pessoas com as intervenções necessárias que, em alguns casos, só terminam aos 21 anos”, afirmou.

A ação evidencia também a importância de garantir que esses pacientes e pais possam ser atendidos de forma humana e sem gastos elevados de condução para outros estados, já que muitos acabam tendo que fazer esse percurso interestadual para atendimento. “Se considerarmos que os profissionais envolvidos são do quadro comum de funcionalismo da área da saúde, podemos constatar também que o sistema público pode aprimorar a ideia que tivemos com condições boas de manter esses pacientes aqui no Estado com menor custo”, ressalta o cirurgião.