INSTITUO MERIDIONAL PARTICIPA DA 1ĀŖ CAMINHADA EM COMEMORAƇƃO AO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAƇƃO (16 DE OUTUBRO) ā€“ REALIZADA EM 17/10/2015


INSTITUO MERIDIONAL PARTICIPA DA 1ª CAMINHADA EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO (16 DE OUTUBRO) – REALIZADA EM 17/10/2015

 

O acesso à alimentação é um dos direitos fundamentais consignados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Todos têm direito a uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Isso é o que chamamos de Segurança Alimentar e Nutricional. Ela deve ser totalmente baseada em práticas alimentares promotoras da saúde, sem nunca comprometer o acesso a outras necessidades essenciais e nem mesmo o sistema alimentar futuro.

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado há 27 anos no dia 16 de outubro. Este é o momento em que o mundo volta sua atenção para a fome e a insegurança alimentar que afetam centenas de milhões de pessoas.

 

O Instituto Meridional em comemoração ao dia 16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação, participa da 1ª Caminhada feita em Cariacica cujo tema foi - Proteção Social e Agricultura: Quebrando o Ciclo da Pobreza Rural, realizada no dia 17 de outubro de 2015 às 08:00hs, no município de Cariacica, sendo um dos patrocinadores deste evento.

 

Este evento teve como objetivo principal conscientizar a população de Cariacica que se uma sociedade se propõe a erradicar a fome e, para isso, têm que converter a segurança alimentar e nutricional em uma política de Estado, poderá ser realizado enormes avanços em curto prazo. Os múltiplos programas que integram o Fome Zero atacam as raízes profundas do problema multidimensional da fome. “Além disso, garantem redes de segurança social que protegem os mais vulneráveis dos choques econômicos dos últimos anos”, explicação dada por Raúl Benítez, Representante Regional da FAO para a América Latina e Caribe. 

 

O percurso desta caminhada se deu com saída dos participantes a partir da Prefeitura Municipal de Cariacica, com distribuição de panfletos informativos sobre a importância dos alimentos e sobre a segurança alimentar no trajeto desta caminhada até chegada à Casa dos Conselhos, onde lá foram distribuídas as frutas e água mineral para os participantes e também realizado sorteio de brindes como: Panela de Barro, biscoitos caseiros...

Participaram deste evento também a Casa dos Conselhos do Município de Cariacica, ADRA (sede em Cariacica), Secretaria de Ação Social do Município de Cariacica, Polícia Federal, Guarda Municipal de Cariacica, Prefeitura Municipal de Cariacica e a população do município, além de visitantes que por ali passaram.    

Ficam abaixo algumas frases para reflexão:

“Uma atitude saudável é contagiosa, mas não espere contagiar-se através dos outros. Seja um portador!”

“Mude seus hábitos, alimente essa ideia!”

“Neste dia em todos os outros, come saudavelmente, não estragues nada e lembra-te dos milhões que diariamente passam fome e lhes falta o bem essencial, à água.”

Fotos: